segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Classificação Indicativa

 
 
Todo mundo já reparou que faz algum tempo que os programas da TV aberta vem com uma classificação indicativa, certo? Pois é, ontem foi domingo, dia de ir à igreja, e as salas de ensino para as crianças retomaram suas atividades, agora a Renata está na sala de 9 à 10 anos. Quando ela saiu, perguntei como foi, o que estudaram, e ela disse que os professores perguntaram quem assistia a programas cuja classificação era maior que a idade deles... Todas as crianças levantaram a mão! (inclusive ela!). Mas ela disse que se explicou, dizendo que só assistia a esses programas quando estava comigo e eu deixava (o que é verdade). Os professores explicaram que eles não deveriam assistir a esses programas com recomendação de idade maior que a deles. Concordei, disse que é verdade, afinal, cada programa é pensado especialmente para uma faixa etária. Uma vez escutei um pedagogo dizendo que o problema não é o que a criança assiste na TV, e sim o fato dela estar sozinha ao assistir um programa, sem ninguém para orientá-la, responder suas dúvidas, esclarecer questões. Concordo com ele (em partes, há programas que nem com supervisão rola!). Aqui em casa a Renata acaba "assistindo" Malhação, porque nesse horário geralmente estou na sala, e minha sogra sempre assiste essa novelinha sem fim...(acho que ela é a única que ainda assiste!). A classificação indicativa é de 10 anos, geralmente a Renata fica desenhando, lendo, mas sei que ela está de "antena ligada", às vezes falam alguma coisa e ela pergunta: "mãe, o que é tal coisa"? Confesso que muitas vezes fico numa saia justa, porque ainda não pensei em como responder a tal questão, mas tento esclarecer da melhor forma, de acordo com o entendimento dela e sempre, sempre dizendo a verdade. Quando ela está vendo TV sozinha, os programas que escolhe são geralmente da tv a cabo, como Mister Maker, e agora está numa fase de assistir a desenhos com o áudio em inglês ou espanhol!rsrs A novelinha mais amada de todas as crianças do Brasil (preciso dizer o nome?) também faz sucesso aqui em casa, e eu costumo assistir com ela, conversamos sobre o que acontece, sobre as atitudes dos personagens e até tiramos sarro da maneira tosca como fazem propaganda de tudo na novela (de sabonete à purificador de água...kkkkk). Às vezes me dou ao luxo de assistir algum filme de tarde, se a classificação é livre e ela se interessa, pode ver comigo, do contrário, ela usa o tempo para fazer outra atividade (ler, tocar teclado, desenhar).
Gostei muito do tema ter sido abordado na sala da igreja, eles estão em uma fase de curiosidade máxima, e nem sempre estão preparados para assistir determinado programa.
E vcs pais, como lidam com essa "censura"? A molecada assiste a qualquer programa na tv ou há restrições? Costumam assistir programas juntos?
Baci
Thati


8 comentários:

  1. Oi Thati!!! menina outro dia fiquei horrorizada, passeando pelos canais, vi que ia passar A TARDE um filme ERÓTICO, estava assim na sinopse dele... com cenas de sexo de alguns tipos... fiquei de queixo caído, pq as vezes as minhas meninas estão olhando o que vai passar e vêem aquela sinopse e pode rolar curiosidade né?! Ainda bem que elas já tem os canais preferidos e já colocam neles. Aqui em casa respeitamos muito isso e qdo não podem assistir falamos que não é legal pra idade delas e saem numa boa. Cinema juntos geralmente desenho ou algum filme que possam assistir. Na última vez que fomos eu não vi o trailler do filme e não reparei na classificação(demos uma bobeada), logo no começo uma cena superrr pesada e o filme só foi complicando, resumo: fizemos elas e a prima sairem do cinema e nos esperar na praça de alimentação. É muito importante na minha opinião respeitar as fases e a idade... td tem a hora certa e não é legal adiantar né?! Mas o que vejo por aí é muita coisa liberada, quase nenhum limite. Erro total!!! Novela tb não dá né?! Affff... e malhação ninguém merece!!!! Kkkkk... demorou pra sair do ar... sua sogra me perdoa?!?! Ah... e Carrossel é imperdível aqui... kkkkkkk... mesmo sendo água com açucar e com propaganda tosca...rsrsrs.... Olho aberto SEMPREeeeee... rs.... bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Eli, mais uma vez descubro que pensamos da mesma forma, vigilância sempre, porque às vezes a classificação do governo pode não ser a mesma que a nossa, certo? Agora fiquei curiosa, qual o filme vcs foram ver no cinema e se assustaram com o conteúdo? Já que estamos falando em cinema,dia desses encontramos no mercado a mãe de uma menina que estuda no colégio da Renata, a menina tem 8 anos e a mãe estava contando que ela queria ir pela segunda vez ao cinema assistir ao último filme da saga Crespúsculo... Quase caí pra trás!kkkk Como assim, crepúsculo para uma menina de 8 anos???? Não seria coisa de adolescente???? Depois reclamam da precocidade da meninada!
      Malhação é o ó, eu tiro muito sarro da minha sogra (ela vai te desculpar Eli!rsrs), só ela ainda assiste isso!
      Baci

      Excluir
  2. Curti o tema, muito bem lembrado! Na época que fiz magistério (há muitos anos atrás, diga-se de passagem), tivemos que escrever sobre o tema: Babá Eletrônica, se referindo à TV. Foi muito interessante a discussão sobre o tema em sala de aula. Na época, há mais de 20 anos atrás, já acontecia dos pais deixarem a criança com a "babá eletrônica" vendo o que quisessem enquanto faziam outras atividades. Isso quando não saíam e deixavam os filhos com as duas babás: a humana e a eletrônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E de lá para cá, a tecnologia só vem aumentando, e os pais continuam a usar essas "babás": televisão, videogame, computador, e tantas outras distrações para mantererem os filhos quietos...
      Baci

      Excluir
  3. Aqui em casa sempre estamos por perto, presentes mesmo.... Podemos utilizar a tecnologia a nosso favor, tem muita coisa ruim pra ver, mas também muita coisa boa, tem que ficar junto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Claudia, a tv o computador, celular, DSI não são ruins, tem muita coisa boa, e com orientação pode ser uma diversão sadia!

      Excluir
  4. Descubri uma coisa que sou mega mais rígida do que você!!!
    Vc não deixa pintar unha, dormir fora e etc. mas eu não deixo ver novela!!!!
    Malhação NÃO mesmo! Nem Carrossel! e nenhuma daquelas dos canais pagos tipo mexicanas que rola num colégio tb.
    Mas explico: eu e o Alê somos da mesma opinião, de novela não. A pessoa cria uma dependência de estar em casa naquele dia, naquele horário para grudar os olhos na telinha e ver o que vai acontecer. E geralmente são umas enrolações de romances românticos (pq tem romance que não é romântico hein!??) que sempre tem um do mal que não quer o casal unido e etccccccccc. sem fim.
    E também pq gostamos de à noite colocarmos em programas que serve para todos assistirem juntos. Não tem nada de tv no quarto. E tb nada muito rígido. Então todo dia podemos assistir qql coisa.

    Bem quanto à classificação, sim, claro. Se for para maiores que a idade delas, só conosco junto. Mas nunca ultrapassa a indicação de 14 anos. Raramente. bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheh, está vendo Marli, somos rígidas em diferentes questões! Verdade que as novelas costumam prender as pessoas, acabam ficando acostumadas a sempre assistir e não querem perder nada, no começo a Renata era assim, ficava chateada quando íamos sair e ela perderia a novelinha, mas hoje em dia nem lembra mais, e confesso que se eu não avisar que a novela vai começar, ela nem se lembra...hehe Foi uma fase "Carrossel" que veio e está passando. TV no quarto aqui também não rola, nem computador. E é isso né amiga, vamos "pilotando" as vontades das pequenas e adequando ao que consideremos saudável ou não! Valeu pelo comentário! Baci Thati

      Excluir