quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Drogas

Então que ontem, assistindo a novelinha preferida de 10 entre 10 crianças na faixa etária de 6 a 10 anos (variando um pouco as idades...), abordaram o tema "Drogas". Tudo começou quando em uma cena um garotinho da sala da professora Helena (eles estão no terceiro ano, logo tem por volta de 8, 9 anos) viu uns garotos mais velhos, amigos do irmão (que deve ter seus 15 anos) fumando cigarro em uma pracinha. O aluno em questão contou para a professora, que então falou que as drogas são prejudiciais à nossa saúde, e ainda citou, tanto as lícitas quanto as ilícitas (o garotinho "sabe tudo" tratou de explicar o que isso queria dizer!). Então todas as crianças da sala disseram que nunca provariam em nenhuma droga. Pois bem, a cena passa, os pais do garoto que tem os amigos fumantes o colocam de castigo por ele ter "matado" aula, e o garoto foge do castigo e vai encontrar os amigos. Esses, dizem que para ele entrar "na turma", é preciso roubar algo do pai e trazer para eles. Os olhos da Renata estão arregalados, esperando o desenrolar da história... O garoto diz que não vai fazer isso, e vai embora. Ufa, Renata respira aliviada e diz: ele fez bem em deixar aqueles garotos, né mamãe? Respondo que sim, mas provavelmente, a desobediência dele, por ter fugido do castigo e desobedecido a ordem do pai que tinha proibido ele de andar com aquele garotos, provavelmente ainda ia ter uma consequencia... Bom, o garoto voltou para casa, pediu desculpas aos pais, e disse que não andaria mais com aqueles rapazes. Mas quando saiu de casa, os garotos o pegaram, e deram uma "ovada" nele! Isso demontrou que apesar de não ter seguido os maus conselhos dos "amigos", ele recebeu a consequencia por não ter atendido a ordem do pai na primeira vez que ele o alertou.
Aqui em casa nunca houve tabu para nenhum assunto, tudo é conversado e explicado de acordo com a capacidade de compreenssão da Renata. Ela sabe que existem drogas, que elas acabam com quem as usa e com as pessoas que amam os dependentes. Sabe que álcool e cigarro também são drogas, e graças a Deus, dentro de casa tem o bom exemplo de todos, ninguém fuma nem bebe! (minha sogra, que fumou por mais de 30 anos, parou depois de ter feito uma promessa, e isso já faz 9 anos!!!).
Creio que com orientação e firmeza na Palavra, podemos sim manter nossos jovens saudáveis e longe das drogas (sejam elas quais forem, as lícitas e as ilícitas).
E na casa de vcs, o assunto rola com naturalidade? As crianças fazem perguntas sobre o tema? Quero saber!
Baci
Thati

4 comentários:

  1. Amei querida! Muito bom o seu texto e reflexão. Deus te abençoe mais e mais na educação da sua pequena que está ficando grande.
    Te amo de montão.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aracy, são mulheres como vc que me inspiram a educar minha filha na Palavra do Senhor. Também te amo muito!
      Baci

      Excluir
  2. Oi irmã,

    Parabéns pelos "posts", gostei muito dos 3 últimos que eu não havia lido! Precisa divulgar mais o seu blog, seria interessante compartilhar com pessoas que tem contato com crianças, sejam elas educadores, pais e mães, tios, avós (que muitas vezes educam os filhos enquanto os pais trabalham), tios, etc.... Vai reunindo os textos, quem sabe um dia vira um livro! Fica a dica ;) beijão, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu irmã, obrigada pela força! Sempre divulgo no meu face, onde tenho contatos com mães e avós, é muito bom poder compartilhar minhas experiências como mãe e saber a opinião de cada mãe, avó, tia, enfim, todos que de alguma forma se preocupam com a formação das crianças. Um livro... Já tenho até título para o danadinho, sabia? Mas esse é um projeto para o futuro, se Deus quiser... Baci

      Excluir