quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Intolerância Religiosa

Vou começar com a definição que achei para o termo que dá título ao post:

"Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças religiosas de outros." Origem: Wikipédia.

Sou cristã, nascida na igreja (ok, podem fazer a piadinha "ué, não nasceu no hospital?"), filha de pais batistas. A Bíblia é meu manual, Cristo é meu Salvador.
Estamos no ano de 2013, e custo acreditar que ainda existam pessoas, "cristãs" (sim, porque cristão é quem segue a Cristo, e Cristo deixou mandamentos bem claros sobre o amor) que perdem tempo discutindo sobre pessoas. Digo isso porque o burburinho sobre a entrevista do pastor Malafaia para a Marília Gabriela foi assunto nas redes sociais, então fui assistir a tal entrevista. E já de cara adianto que não vou entrar na onda de "falar bem" ou "falar mal" do entrevistado. Ele será julgado por Deus, tanto pelas coisas boas, quanto pelas más, esse julgamento não cabe a mim.
Quando Jesus foi perguntado sobre qual era o maior mandamento, vcs lembram a resposta que Ele deu? " Respondeu Jesus: "Ame o Senhor o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e o maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: "Ame o seu próximo como a si mesmo." Mateus 22:37, 38,39
Simples assim. O primeiro amar a Deus acima de todas as coisas, e o segundo (que Ele mesmo diz que é semelhante ao primeiro, pois quem ama a Deus, não pode odiar uma criatura Dele), amar o seu próximo como a ti mesmo. Será que essas pessoas não percebem que essa discussão sobre "qual a melhor igreja" não leva a lugar nenhum? Aliás, leva sim... Leva os que ainda não conhecem a Palavra se afastarem de toda e qualquer igreja, afinal, devem pensar" se nem eles se entendem, eu é que não quero me meter nessa confusão". Cada um tem sua fé (ou não, no caso de ateus) e devem ser respeitados e amados por todos, especialmente nós, seguidores de Cristo!
Aqui em casa só a Renata e eu vamos à igreja. Minha sogra se declara católica, meu marido não comenta o assunto. Mas nunca há desrespeito aqui em casa por causa de religião. Como alguns sabem, moramos na casa da minha sogra,logo, existem alguns adornos católicos por aqui, como santinhos, imagens, etc. Se é do meu gosto? Não. Mas a casa é dela, ela decora como ela quiser, certo? A Renata às vezes faz perguntas sobre as diferenças das igrejas... Porque na igreja católica tem imagens de santos e na nossa não tem? Explico de forma simples, sem denegrir a igreja católica, como disse, cada um tem sua fé, eles tem a deles, nós a nossa. E eu espero que com essa experiência que ela tem em casa, aprenda a respeitar e amar todas as pessoas, independente de religião, raça, ou qualquer outra coisa.
E vcs, o assunto religião é tema nas conversas de família? Frequentam alguma igreja (templo, culto, sinagoga, etc)?

8 comentários:

  1. Deixo este versículo como comentário: Provérbios 14.1 diz: Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba com as suas próprias mãos.
    E v. é uma mulher sábia. Beijos, Salete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salete, obrigada por passar pelo meu cantinho e deixar um comentário, amei! Tenho tantos amigos de outras religiões e isso nunca foi impedimento para nossa amizade...Me entristece ver como algumas pessoas ao invés de amar, odeiam e desrespeitam os outros em nome da sua fé (ou não fé...)

      Excluir
  2. na minha família somos todos - graças a deus - cristãos. então nunca tive que passar nenhuma perrengue com eles.
    mas pelo amor de deus! esse assunto desta semana cansou, viu? eu nem vou entrar em nenhum tema sobre homossexualismo ou não, mas se fossemos seguir a mesma lógica, teríamos que fazer uma marcha contra a cristofobia, posts e uma grande barulheira a favor da liberdade de expressão religiosa e por aí vai.
    mas temos deus como nosso juiz e, na verdade, deus não precisa de ninguém que o "defenda". ele não precisa provar nada a ninguém. "eu sou o que sou".

    então acho que resta que, na verdade, oremos sempre para pedir que ele nos encha de amor. porque quando estamos cheios dele, conseguimos encarar essas coisas com muito mais tranquilidade, né?

    beijão

    ResponderExcluir
  3. Verdade Luíza, só mesmo cheios do amor de Deus é que podemos viver no meio de tanta intolerância... O curioso é que todos querem respeito, mas nem sempre estão dispostos a respeitar.
    Baci

    ResponderExcluir
  4. Irmã, mais uma vez voce arrasou no seu post! Coerente, sincero e bem escrito! Orgulho de voce!!! :)

    ResponderExcluir
  5. Valeu irmã! Cansada de "briguinhas entre irmãos na fé"
    Baci

    ResponderExcluir
  6. Verdade Thati! Você está escrevendo muito bem!
    Aqui em casa ensino também que todos tem direito de praticar a própria fé como achar melhor.
    Mas nunca deixo de ensinar também quais são as igrejas falsas que somente visam lucro... As seitas, pois não quero ver minhas filhas pagando dízimo para esses pastores exploradores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa a Renata também já tem conhecimento sobre essas igrejas que tratam o dízimo como uma barganha com Deus (como se isso fosse possível...). O dízimo é uma ordenança, deve ser cumprido, mas somente se for para dar de coração,com alegria e não tristeza, e é claro, sem esperar algo em troca. Obrigada por compartilhar sua experiência aqui!
      Baci

      Excluir