segunda-feira, 17 de junho de 2013

Maus exemplos

O que me tira do sério são pais que dão péssimos exemplos para os filhos. Não estou falando de coisas sem importância, estou falando de péssimos exemplos mesmo! Essa semana escutei duas histórias que me deixaram chocadas com as atitudes dos pais, aqueles que deveriam ser modelos para seus flhos (pois certamente serão copiados em suas atitudes, sejam boas ou ruins).
Vamos a primeira história: uma mãe chega à escola e é cercada por coleguinhas da sua filha, contando que ela levou um soco de um coleguinha. O pai do rebento que curte um boxe está ao lado da menina que levou o soco, e o que ele faz? Opção 1: Morre de vergonha, e fica torcendo para que o chão se abra naquele momento e ele possa se esconder. Opção 2: Finge que não ouviu o papo e sai de perto. Opção 3: Dá risada, afinal de contas, é engraçado ver como seu filhote resolve as coisas na brutalidade. Vcs já imaginam a alternativa certa, não é mesmo? Isso mesmo, alternativa 3! Agora me pergunto: o que podemos esperar dessa criança? Se quando ela agride uma colega (ah, não estou falando dos pequeninos, que por não saberem como agir, mordem e empurram coleguinhas, do alto dos seus 2 aninhos, estou falando de crianças de 7 anos!!!) o pai dá risada da situação.
Outro caso: a mãe chega com a filha (de 9 anos) a uma festinha, vê que a criança fica isolada, então chega a mãe de outra menina, vira para a mãe da aniversariante e diz: Porque vc convidou a fulaninha? Não era para ter convidado! Agora eu e minha filha teremos que ir embora. Imagino a cara da mãe da aniversariante. Só que a mãe da menina excluída ouviu, e foi perguntar para a mãe da aniversariante o que a filha dela havia feito para todas as meninas a tratarem desse jeito. A resposta: nada. Sua filha não fez nada. As meninas simplesmente resolveram se juntar contra ela. E de novo me pergunto: e fica por isso mesmo? Que tipo de mãe diz uma coisa dessas: vou embora porque vc convidou fulaninha? Se ela tem algum problema com a menina, não seria melhor conversarem? A solução é ignorar e tratar com desdém? Sério, me preocupo profundamente com essas crianças, que logo serão jovens, sem qualquer noção de amor ao próximo, bondade e princípios... Muito triste.
E vcs pais e mães, tem ouvido histórias semelhantes? É no mínimo curioso, porque hoje em dia tanto se fala em amor e respeito ao próximo, mas será que as nossas atitudes demonstram isso? Certo dia li um escritor (se não me falha a memória, era escritor) dizendo que filho vai atrás do que pai faz e não do que pai fala: pai que fala muito acaba fazendo discurso sozinho. E é bem por aí...

Baci

2 comentários:

  1. Pois é Thati, a situação anda feia, estou sabendo bem de uma destas histórias...rsrsrs, pais sem sentido e deixando de passar valores básicos para os filhos, com isto já estamos vivenciando cenas horríveis em nossa sociedade.
    Que Deus tenha misericórdia destas crianças.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, só mesmo confiando o bem estar dos nossos filhos a Deus mesmo, porque é cada história que a gente ouve! Mas ontem ouvi uma ideia bem bacana de um pai sobre uma situação que um menino estava vivendo na escola (caso de bulling, bem pesado...): chamar o praticante de bulling para um dia com a família daquele que está sendo agredido, pois quem agride, é porque certamente está sofrendo, às vezes descaso dos pais, falta de amor, enfim, vamos ensinar que acreditamos nos amor, mas não só entre os da família da fé, mas a todos, inclusive aos que nos perseguem... Não é fácil, mas é o único caminho para reverter a situação, e como sabemos, é mais fácil mudar um comportamento quando se é criança do que depois de adulto....
      Baci

      Excluir