sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Crianças e a internet

As crianças de hoje já nascem sabendo mexer no computador, celular, DS, ipad, ipod, ai sei lá mais o quê...rsrsrs São frases que ouvimos a toda hora. E é verdade, as crianças crescem cercadas desses aparelhinhos fantásticos e se viram muito bem com eles.
Minha pequena ama computador. Tá, eu admito (de novo!) eu incentivei desde novinha! Com dois anos sentava ela no meu colo e colocava um cd interativo chamado "meu pequeno mundo", uma casa virtual com cômodos, objetos e jogos para a criança interagir. Depois veio o "Coelho Sabido", e joguinhos na internet, etc. Ok, mas qual o limite de tudo isso? No começo era bem limitado, poucos minutinhos, mesmo porque, acredito que criança pequena tem mais é que primeiro experimentar o real para depois passar para o virtual, nada de "esquecer " a criança no computador.
Há 3 anos atrás ela descobriu o Club Penguin, eu já havia lido sobre o site, mas achei tão fantástico que fiquei quietinha, esperando para ver quando ela descobriria... Ela descobriu através de um coleguinha da escola. Desde então tem o tal avatar de pinguim, e joga todos os dias. No começo eram só alguns dias da semana, e cerca de 40 minutos. Agora aos nove anos, ela acessa todos os dias, e não fica mais só no CP, gosta do site da turma da Mônica (gosta de ler as tirinhas e até manda para gente por e-mail as que ela gosta mais!), dos jogos do Super Meninas, e ficar pesquisando sobre livros, brinquedos. Mas tudo isso com supervisão. Não, não fico do lado dela o tempo todo, mas ela sabe em quais sites pode entrar, e se quer ver algo novo, me pergunta se pode. Uma vez li uma matéria na revista Crescer que comparava navegar na internet como a ensinar a criança nadar: no começo vc fica do lado, coloca bóia e vai ensinando. Depois de um tempo ela até pode nadar sozinha, mas sempre com supervisão de um adulto. Amei a comparação! Ela já entende por exemplo que muitas pessoas se passam por outras na internet, logo nem tudo que lemos e vemos na internet é verdadeiro ou seguro. No CP por exemplo, ela só tem acesso ao bate papo seguro, já com frases prontas. Às vezes dá indiretas de que gostaria de ter um facebook. A resposta é sempre a mesma: quando tiver idade suficiente, poderá ter. Se não me falha a memória, o facebook coloca a idade de 13 anos como idade mínima. Então resolvido, quando for permitido terá. Mesmo porque, como a maioria  dos usuários são adultos, vejo muitas postagens que considero inadequadas para crianças.
E vcs, como se relacionam com as tecnologias que tanto fascinam crianças e adultos? A criançada curte um computador? Games? Existe um controle com relação a horário e conteúdo do acesso?
Baci
Thati

2 comentários:

  1. É isto ae Potato "hulysbury", até pra gente a internet e os eletrônicos tem que ter limite pra não acontecer como aqueles coreanos que chegam a morrer na frente dos jogos e pcs, quanto mais uma criança que tá ainda aprendendo a viver.. ;)e viva o club penguin, que além de um excelente site também ensina um pouco mais sobre generosidade e boas ações com seu coins for change! :D Bj Du

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado marido, não só as crianças precisam de limites no uso desses "bichinhos", tem muito adulto por aí precisando de uma desintoxicação eletrônica!!! E viva o CP, com suas iniciativas bacanas para ajudar a termos um mundo com mais igualdade! Baci

      Excluir