quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Amizade

Acho que essa é uma preocupação maior ainda para quem tem filho único: amigos! Sim, a minha pequena é filha única, por isso sempre me preocupei em "arranjar" amiguinhos para ela, desde bem novinha! Tenho fotos dela bebê passeando de carrinho com uma "amiguinha", fotos dela na igreja com os "amigos bebês", e depois, quando ela foi para escola aos 3 anos as coisas ficaram um tantinho mais fáceis, logo me entrosei com algumas mães e criamos laços de amizades entre nós e as pequenas. E nisso a Renata já tem amizades de 6 anos (o que é bastante, se vc considerar que ela só tem 9 aninhos!). Faço questão de sempre convidar as coleguinhas para brincarem aqui em casa, e de vez em quando a Renata também vai à casa delas para brincar. Aí as mães que tem mais de um filho vão me dizer: ah, mas amigo é diferente de irmão... Claro que é! Nem imagino como seria minha vida sem minhas irmãs, nossas histórias estão entrelaçadas, minhas recordações da infância são compartilhadas com elas, hoje somos adultas e o companheirismo e amor só cresce a cada dia, amo demais minhas irmãs. Mas o fato é que minha filha não terá nada disso, então só o que posso fazer é incentivar as amizades dela. Agora mesmo, ela acabou de perguntar se o pai não poderia buscar uma amiga para brincar com ela.... Chove, ela está de férias e não tem nenhuma amiguinha disponível... Enfim, em alguns momentos ela tem que se conformar em brincar sozinha (o que vamos combinar, a chato pra caramba!).
E vcs mamães, como lidam com as amizades dos filhotes? Incentivam, correm atrás de amigos para os filhos, deixam que eles se virem... E no caso dos filhos únicos, esquentam a cabeça e sofrem por o filho não ter com quem brincar às vezes?
Estou esperando os comentários, ok?
Baci
Thati

12 comentários:

  1. Legal o post Potato mas pra muitos (não no nosso caso já que nos damos muiiito bem com nossos "manos") amigos são mais que irmãos, e muitos destes amigos estão tão presentes em nossas vidas que sabemos que podemos contar sempre com eles! Exemplos? Vc e sua friend Ka e meu "mano" Du Fiorentini! ;0)

    ResponderExcluir
  2. Já tive filha única. É engraçado dizer assim, mas já tive, pois quando a segundinha nasceu, a primeira já estava grande! E eu passava este aperto aí de pensar em amiguinhos para brincar. Realmente a escolinha ajudou muito.
    Mas agora que temos a mais nova, as coisas melhoraram muito. Apesar da diferença de idade, curtem jogar video game juntas e até mesmo jogos de tabuleiro.
    Mas ainda curtem as amizades diferentes, pois são as que "falam a mesma língua". No futuro a idade não será mais uma referência tão forte pois veja bem, a fase da infância é a menor fase da vida de uma pessoa. Depois dos 20 anos iguala.
    Quanto ao tratamento, às vezes trato igual, e às vezes trato diferente! Depende do assunto, da situação!
    bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marli, imagino mesmo que suas filhas se divirtam muito juntas, vejo pela Renata com o Arthur, apresar da diferença de idade de 4 anos, eles brincam muito, como vc escreveu de jogos de tabuleiro, brincadeiras de imaginação, é mesmo uma companhia! Claro que a se aparecem amigos de idades próximas as deles, a tendência é cada um para um lado, como vc escreveu, buscando amigos que compartilhem os mesmos assuntos. E nós, que temos irmãos, sabemos que depois de adultos as diferenças de idade diminuem, como vc disse. Acho que é normal de mãe de filha única, às vezes dá uma dorzinha no coração por ela não saber como é bom ter uma irmã...

      Excluir
    2. Por outro lado Thati, ter irmão ou irmã não é garantia que no futuro se darão bem!
      Posso falar de experiência que nem sempre é um mar de rosas e dependendo do gênio do irmão ou irmã, é como se não existisse!
      Fica sossegada amiga. fazemos o que podemos.
      Batalhe na educação dela que ela terá amigos e amigas que serão como estrelas no céu. E tenho amigas, que são mais do que irmãs. Deus não nos abandona!
      bjus

      Excluir
    3. Verdade Marli, o Du mesmo comentou isso, que muitos irmãos infelizmente não tem uma boa convivência, ou então, nem sequer tem contato, vc está certa, temos que confiar em Deus e torcer para nossas filhas terem bons amigos, como nós temos! Baci Thati

      Excluir
  3. por aqui tb procuramos desde que minha filha era pequena e ainda não tinha o irmão, a ter amiguinhos... agora ela tem o irmão mas, ele é quase 4 anos mais novo então, tem hora que ela quer brincar com crianças da idade dela, então vai nos amiguinhos ou eles vem aqui... me preocupo e fico triste quando ela fica só, sem companhia, mas como vc disse, ela tem que se conformar, brincar sozinha e curtir tb alguns momentos só dela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Maria Regina, como vc disse, a sua menina também foi filha única por um tempo... Mas mesmo o irmão sendo 4 anos mais novo, aposto que quando nenhuma amiguinha pode brincar com ela, ela se diverte com o maninho (assim como a minha pequena se diverte com o primo, 4 anos mais novo). Filho único dá essa dózinha porque sabemos que eles não vão ter o que nós que temos irmãos temos... Porém, como disse meu marido, tem muito irmão por aí que se detesta (que triste, mas é a realidade), e os amigos são verdadeiros irmãos. Enfim, como eu diria, é o que temos para hoje!rsrs Obrigada por contribuir com seu comentário, espero que volte nesse espaço mais vezes! Baci Thati

      Excluir
  4. Verdade marido, há amigos mais chegados que irmãos... Claro que escrevendo esse post me lembrei da Ca, que é uma amiga irmã para vida toda, e vc tem o Du também seu mano amigo... Mas nós, que temos irmãos sabemos que existem memórias que só os irmãos compartilham, faz parte da família. Porém como a pequena é e continuará sendo filha única, acho que o nosso dever é incentivar as amizades dela e fazer com que ela entenda o presente que é ter um amigo verdadeiro! Valeu por ter comentado maridooooooooo! Lhama!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Miga!!! Li os seus posts e achei que estão ótimos, viu? Você escreve muito bem! Concordo com o que vocês escreveram. Você é a irmã que Deus me deu! Te amo muito!
    Parabéns pelo blog!
    Um beijo,
    Camile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Miga, obrigada pelo elogio! Ao escrever esse post claro que me lembrei da nossa amizade, vc com certeza é minha amiga irmã, aquela para toda vida. Minha esperança é que no caminho da vida a minha pequena também encontre uma amiga assim, para chamar de irmã! Te amo demais, vc sabe o quanto!
      Baci

      Excluir
  6. Thati, a diferença entre as minhas é de apenas 1 ano e 9 meses, mesmo assim, estou sempre a procura de amiguinhas para elas brincarem. Acho super importante isso. Nessas férias, posso contar nos dedos os dias que não brincaram com alguma amiga. É bom para elas, é bom pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, a diferença de idade das sua meninas é quase exatamente a mesma diferença entre eu e minha irmã do meio (1 ano e 10 meses), eu brincava demais com minha irmã (e também brigava demais!rsrsr). Mas como vc escreveu, também é bacana que elas tenham as próprias amigas. Eu continuo correndo atrás de amiguinhas para a minha filha única...rsrssr Baci

      Excluir