quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Obesidade

Escolhi o título "Obesidade" e não "Obesidade Infantil" porque esse não é um problema exclusivo das crianças, pelo contrário, geralmente a criança obesa tem pais obesos. Eu lutei com a balança desde que me entendo por gente, já na infância o pediatra aconselhou minha mãe a não oferecer alimentos calóricos devido ao meu sobrepeso. E passei a vida assim, na adolescência fazendo dietas malucas, emagrecendo muito, mas engordando logo em seguida (devo ter tocado muito forró tamanho foi o efeito sanfona em minha vida!rsrssr). Cresci, e já adulta passei a consultar endocrinologistas, alguns receitavam remédios (que me deixavam doidinhas, meu marido lembra bem...kkkk), outros passavam dietas altamente restritivas (fácil entender, corte açúcar, fritura, gordura e coma muito mato!). Não é de se estranhar que nada disso funcionou. Porque o que funciona não é dieta, é mudança de hábito. Quem faz uma dieta pensando em atingir a meta de depois "voltar a vida normal", certamente vai engordar tudo de novo. Demorei para entender, mas controle alimentar é para vida toda.
Mas vamos falar das crianças. Antes mesmo da Renata nascer eu já me preocupava com a questão do peso dela. Explico: não desejava que ela passasse pelo que eu passei a vida toda, brigando com a comida, tentando vencer a compulsão. Não consegui amamentar por muito tempo (ela só mamou até os 3 meses), mas isso não é desculpa para ter um filho gordinho (dizem as pesquisas que bebês que não foram amamentados com leite materno tem mais tendência de se tornarem adultos obesos). A amamentação é só uma parte (importantíssima, mas apenas uma parte), depois que eles passam a se alimentar como nós, a responsabilidade em oferecer alimentos saudáveis é nossa! Não vou dizer que a Renata ama brócolis, come salada todo dia e nunca come doces (doce para ela é bala e pirulito!). Tudo é uma questão de exemplo, eu não como salada todos os dias. Mas ela não fica um dia sem comer feijão, gosta muito de bife e não dá a mínima bola para bolachas recheadas, bolos, batata frita, enfim, tem uma alimentação razoável (digo razoável porque em termos de legumes e afins ela é bem seletiva, salada para ela é só alface e tomate, o resto ela torce o nariz).
O apelo para o consumo de produtos industrializados com marcas que envolvam personagens infantis é grande, é só vc ir até o supermercado e ver quantos sucos, bolachas, salgadinhos, macarrão e uma porção de outros produtos trazem na embalagem os personagens preferidos da garotada. As propagandas na tv também incentivam a compra desses produtos.
Então as mães resolveram se unir contra esse bombardeamento de produtos voltados para o público infantil. Mas eu me pergunto: ok, ninguém merece propaganda de suco com palhaços a todo instante na tv, mas quem compra esses sucos? As crianças? Não! Quem compra são os pais, que não resistem aos apelos infantis e pensam que não custa nada pagar 1 real num suquinho e garantir o satisfação dos pequenos. Mas essa atitude custa caro. A saúde da criança vai pagar mais tarde, caso ela tome o dito cujo diariamente. E quando a criança resolve fazer um escândalo, daqueles dignos de Oscar, se jogando no chão do mercado para que os pais comprem a bolacha dos bichinhos... Os pais cedem ao apelo?
Agora querem proibir a venda de "brindes" nos fast foods.... Quem compra esses lanches? Acorda pessoal, quem compra somos nós, pais! Se não queremos  que nossos filhos comam algo, é só não comprar, simples assim! Ah, mas a criança vai pedir, vai ficar com vontade, todos os amiguinhos comem... Se temos convicção de que algo não vai fazer bem ao nossos filhos, temos que ser firmes, é pelo bem estar deles!
Eu compro sim lanche em fast food, mas não sempre. Às vezes a Renata pede (na verdade mais interessada no brinde do que no lanche) e numa boa digo que não. Ela aceita, sabe que não adianta discutir (manda quem pode, obedece quem tem juízo!).
E graças a Deus, a pequena segue crescendo saudável e sem problemas com a balança, e espero que seja assim para vida toda, pelo bem da saúde dela!
E vcs, se preocupam com o tema?  As crianças comem de tudo, ou torcem ou nariz para alguns alimentos (ou para muitos)? Como lidam com as propagandas cujo alvo são os pequenos consumidores?
Baci
Thati

10 comentários:

  1. Oi Thati!!! eu concordo com vc!! Temos que ser seletivos sim na alimentação dos nossos filhos, eu deixo minhas meninas de 9 e 13 anos comerem biscoitos recheados, salgadinhos, fast food, balas e doces, de vez em qdo... mas não abro mão da alimentação saudável, arroz, feijão, salada(elas gostam de brócolis, couve-flor, beterraba, alface, tomate, pepino) e carne, sendo branca ou vermelha. Eu sou contra tudo o que for radical, proibição não é legal, só aumenta a vontade de fazer, já passamos por isso né?! as vezes fica um pote de bala e doces e dura um tempão... E qdo eu falo não, elas escutam, as vezes reclamam, mas escutam e acabam aceitando. Sempre de sexta ou sábado fazemos lanches, mas tento sempre de um modo saudável, coisa natural, assada, mas claro vez ou outra bem calórica!!!rssss... Graças a Deus as duas não tem problema de obesidade, pelo contrário, são bem magrinhas, mas o importante é que têm uma ótima saúde, afinal é o que todos os pais almejam né?!! beijos, amei seu blog!!!! Elisangela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eli, que bom que suas meninas comem saladas e legumes, a Renata nesse quesito é um tanto seletiva como escrevi, mas aos pouquinhos vou conseguindo fazer ela provar alimentos diferentes (ela vive dizendo "não gosto" sem nem ter provado!).
      Aqui estipulei que bala e pirulito só sexta, sábado e domingo, mas também não é liberado, tem que perguntar se pode. Fast food e lanche como vc faz, de vez em quando, e acho que esse é o caminho,até para nós, já que dietas restritivas não costumam dar um resultado permanente (quem consegue viver só de frango grelhado, alface e tomate??kkkkk).
      Obrigada por comentar aqui no blog, espero te encontrar mais vezes por aqui! Baci

      Excluir
    2. Muito bom poder vir papear com vc aqui tb!! sempre que puder virei aqui te visitar.
      Aqui em casa temos um lema: tem que experimentar!!! se depois não gostar, tudo bem, não obrigaremos, mas como saber se gosta ou não, antes de experimentar?? fico doida com isso... kkkkkk... mas já vi que é comum!!! aos poucos elas vão percebendo que necessitam dessas coisas "não tão gostosas"... rssss... E realmente viver de frango grelhado, alface e tomate... ninguém merece!!!kkkkkk... e cá entre nós como é bom comer né?!!!rssss.... bjs.

      Excluir
    3. Isso mesmo Eli, de uns tempos pra cá também adotei essa máxima, só pode dizer que não gosta depois de provar! Aos poucos o paladar delas vai "evoluindo".
      E é verdade, comer é boooom demais, só precisamos encontrar o equilíbrio, se um dia exagera, no outro pega leve, e assim levamos!
      Baci

      Excluir
  2. Oi,Thati.Quando meus filhos eram pequenos,eu dizia:não pode comer bala,chiclete,tudo isso é porcaria.não pode...porcaria não.Até que um dia,acho que o coitadinho estava com tanta vontade,ai pediu com aquela carinha de fazer dó...mãe você compra porcaria?Aí comecei a fazer como vc,de vez em quando.Hoje em dia eles seguem uma alimentação super balanceada,melhor que a minha,que estou doidinha para ir no Mac...mas isso uma vez ao ano.
    Bjs.Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheh, Rose, fiquei imaginado seu pequeno fazendo carinha de pidão, querendo comer uma "porcaria"...rsrsr Renata ama bala, se deixasse era todo dia, então acho importante controlar sim, mas não excluir totalmente, nem os médicos recomendam isso, afinal de contas, um junk food de vez em quando não vai afetar a saúde de ninguém (desde que normalmente essa pessoa se alimente de forma balanceada!)
      Baci

      Excluir
  3. Em casa passamos por uma mudança de alimentação também. Radical até. Chego a fazer o pão de cada dia. Mas está dando muito resultado! A Lorena comia bolachas e essas coisas. Emagreceu, perdeu tooooda a gordura abdominal e a Sofia agora já entendeu que o fast food com brinquedos é coisa do passado. Vc tá certa! Somos nós que compramos e nós que devemos nos responsabilizar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Marli, nós somos os responsáveis por dizer o que pode e o que não pode ser consumido! Aqui em casa esses brindes também eram uma febre, Renata queria todos, até os mais bobinhos. Depois que passou a receber mesada, deixamos claro que essas coisas sairiam do bolso dela, e ela logo percebeu que o lanche com o tal brinde era caro pra caramba e nem valia a pena! Acho meio fora de propósito essa coisa de "não a propaganda dirigida ao público infantil". Hello!!! A propaganda está lá, na tv, na revistinha, na escola entre os colegas, mas quem compra os produtos???? E como em tudo na vida, um exemplo vale mais que mil palavras, vc mudando seu hábito alimentar, certamente suas filhas vão copiar!
      Baci

      Excluir
  4. Oi Thati!!

    Como vc, a vida inteira eu fiz dietas de todos os tipos e hj eu simplesmente como de tudo, mas direito e com qualidade: somente grãos integrais, felizmente não gosto muito de doces (tá, bolo de cenoura com cobertura 1x por ano! Pavezinho... Hihi), adoro legumes e saladas, inclusive brocolis, jiló, quiabo, abobrinha, chuchu... E detesto fast food! Minha perdição são as frituras, mas estou aprendendo a arte de fazer coisas à milanesa assadas :)

    Mas acho q isso vem da criação que minha mãe me deu: ela nunca me levava para comer em fast food, dizia que aquilo não era comida e não me deixava comer. Hj, na minha cabeça, não consigo pensar em fast food como "jantar", aquilo é um quebra galho numa necessidade, logo, faz anos q nao como :)

    Ah, mas me chame pra uma pipoquinha q eu vou adorar! :)

    Beijos Biskrok!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Bia, a educação dos pais é fundamental, na casa dos meus pais também não tínhamos o costume de comer fast food, mas depois que cresci, acabei fazendo minhas escolhas gastronônicas ( na maior parte das vezes, escolhas erradas!) e acabei engordando mais ainda. Mas como vc, agora como de tudo, mas com moderação, e mais uma vez, como vc, amoooo frituras, mas reduzi bastante o consumo, pode comer batata frita, mas todo dia não dá, né? E assim eu quero que minha pequena aprenda, em relação a comida, nada é proibido, basta termos sabedoria também para comer! Amei que vc passou pelo meu cantinho!
      Baci

      Excluir