domingo, 13 de janeiro de 2013

Ou Isto ou Aquilo


Acho lindo esse poema! Simples e verdadeiro. Na vida tudo são escolhas, e como eu vivo repetindo para Renata, na vida não se pode ter tudo. Certo dia no começo do ano passado Renata voltou um pouco "bicuda" da escola. Ao perguntarmos qual era o problema, ela revelou: somente ela e outro colega de classe não recebiam mesada! Explicamos que na medida do possível, fazíamos as vontades dela comprando as figurinhas que ela queria, os lanches com os tais brindes, e tudo isso custava dinheiro, e se ela tivesse uma mesada, essas coisas ficariam por conta dela. A Vó declarou que ia dar a mesada - brilho nos olhos da criança, uma nota de 20 reais na mão dela! Decidido, explicamos que agora o dinheiro seria administrado por ela, se acabar antes do mês acabar, só no mês seguinte. Não demorou muito para ela perceber que o tal lanche com brinde custa uma pequena fortuna, que a revista que ela gosta custa quase metade do valor da mesada, que figurinhas são "baratinhas", mas se vc comprar muitas a grana acaba, enfim, ela percebeu que "ou isto ou aquilo"!  Claro que houve uma tentativa de voltar atrás, deixar de ganhar a mesada e voltar a receber pequenos mimos sempre que possível, mas a resposta foi negativa, combinamos dela receber a mesada, e assim vai continuar. Acredito que a mesada educa pais e filhos (quando os pais obedecem as regras estabelecidas e não dão mais dinheiro caso a "fortuna" do rebento acabe antes dos desejos satisfeitos...rsrsrs). Todos temos desejos, vontades, mas a verdade é que para viver precisamos de pouco (e esse pouco, já é muito!): uma casa para morar, alimento, roupa, isso é o fundamental, certo?
" e, de fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento. Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar;  tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes." 1 Timóteo 6: 6 - 8.
Em uma sociedade onde somos bombardeados todos os dias por comerciais dizendo que precisamos de tal produto para sermos felizes, essa verdade bíblica nos mostra o contrário. Ao invés de estarmos sempre querendo mais, que tal agradecermos por tudo que temos? Esse é o desafio, fazer nossos filhos entenderem que eles são muito abençoados.
Agora me contem, e na casa de vcs? Tem mesada? A garotada reclama das coisas e sempre quer mais (no melhor estilo Tubarão, vc  dá a mão e ele já quer o braço, o corpo...kkkk)? E vc, contribui para esse consumo (sendo consumista) ou segura a onda?

Baci
Thati

5 comentários:

  1. Pois é Thati..achei certo vcs não voltarem atrás (mas confesso que meu coração doeu aqui! hihihih), e aqui não dou mesada. Sempre que possível, estamos atendendo a pedidos, fora as vantagens que elas tem, como internet a cabo e TV por assinatura. pelo menos onde eu bairro que moro, na escola onde estudam, elas podem ser consideradas "top" pelo que tem. Mesmo a casa sendo modesta, está "bonita" - é sempre pintada, não tem tijolo aparecendo,etc.
    E outra, as madrinhas, minha irmâ, tb as levam pra passeios, como cinema sempre, teatro, musicais, levamos em showzinhos de rock aqui da cidade....tem criança aqui que nunca foi a um cinema! Não, posso até aumentar: tem adulto aqui, que eu conheço, que nunca foi a um cinema!
    Então...se dêem por felizardas!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, ,vc está certíssima amiga, o fato delas não receberem mesada não quer dizer que não recebam mimos! E te considero uma mãezona, que soube educar muito bem as filhas, meninas inteligentes, educadas e obedientes. E vamos agradecer (e ensinar nossas filhas a fazerem o mesmo!), porque temos dificuldades sim, mas somos muito abençoadas! ;o) Baci

      Excluir
  2. Oi Thati!! Como vc sabe não tenho filhos, mas acredito que se a criança não recebe mesada ela tem mais "vantagens", pois a mesada restringe os gastos sendo portanto mais educativa. :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthia, também penso como vc, a mesada é vantajosa para os dois lados: os pais economizam porque não ficam toda hora dando presentinhos, e as crianças aprendem que tudo tem um preço, desde um pacote de figurinhas até aquele tão sonhado brinquedo, e ela vai decidir como utilizar o dinheiro. Ah, e vc não tem filhos (ainda, mas espero que em breve eu ganhe uma linda/o sobrinha/o), mas pode contribuir e muito com seus conhecimentos em psicologia! Baci

      Excluir