segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Trabalho de criança é pouco...

Já dizia minha querida Vovó: "trabalho de criança é pouco, mas quem não aproveita é louco!". Não estou falando do trabalho infantil nas carvoarias ou em propagandas e novelas, estou falando daqueles serviços domésticos que os pequenos amam fazer (pelo menos enquanto são pequenos, vamos ver como ser comportarão na adolescência...rsrs). Renata sempre gostou de me imitar nos afazeres "do lar", como passar roupa, tirar o pó (tenho uma foto dela com mais ou menos 1 ano e meio "limpando" um móvel, com paninho na mão e tudo!!kkk), lavar louça (ganhou aquelas cozinhas com pia, geladeira e fogão tudo junto aos 2 anos de idade), e por aí vai. Ela cresceu, mas continua amando me ajudar em todas as tarefas, muitas vezes se oferece para ajudar secando a louça, ajudando a recolher as roupas do varal, mantendo o quarto dela em ordem (essa parte é a mais complicada, sei que não devemos "rotular" as crianças, mas ela tem uma tendência a ser bagunceira que eu tenho certeza que "puxou" da tia, nunca sabe onde estão suas coisas...affff). E acredito que envolvendo as crianças nas tarefas de casa elas entendem que cada membro pode contribuir um pouquinho, assim não fica cansativo para ninguém. Fico feliz em ver meu marido ajudando nas tarefas da casa, quero que minha filha cresça com esse exemplo de que não é porque o pai trabalha fora e trás o dinheiro para casa que as tarefas do lar devem ficar todas por conta da mãe. E vcs, mães de meninos, espero que ensinem a eles que nenhuma mão cai de levar o prato até a pia, que homens lavam louça sim (quantas vezes vi meu pai lavando louça nos fins de semana, era uma forma de dizer a minha mãe: vc merece descansar nos fins de semana!) e mulheres são companheiras, não empregadas. Fica a dica: as crianças aprendem o que vivenciam!
Baci

2 comentários:

  1. Isso aí mães de meninos!

    Quero um futuro genro que não somente ajude nas tarefas de casa, pois ajudar é fácil!

    Quero ver é dividir!

    Olha, já em casa as tarefas não são feitas com essa alegria descrita aí acima por vc não... já tá virando uma obrigação que elas não se animam em realizar. Mas não dou moleza. Não estarei aqui eternamente e não somos ricos, não temos quem faça a tarefa se nós mesmos não fizermos. Então tem que aprender cedo sim.

    bju

    ResponderExcluir
  2. Hehehe, Marli, vamos esperar que as mães de meninos também leiam e considerem esse post na educação de seus rebentos...rsrsrs
    Ah, mas não é sempre que o serviço doméstico é feito com alegria, às vezes é na base do "porque eu estou mandando!".kkkkk A Renata costuma ser cordata (confesso que me arrepio só de pensar na adolescência...), mas quando faz cara feia já vou cortando o bico e não dou bola, tem que fazer e pronto. Como vc escreveu, não somos ricos, se não fizermos, ninguém vai fazer!
    Baci

    ResponderExcluir